quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Caracterização da Associação de Solidariedade Social " Barrancos - Horizonte Amigo"


A Associação de Solidariedade Social “Barrancos – Horizonte Amigo”, abreviadamente HAmigo, foi constituída por escritura celebrada em 28 de Novembro de 2001, tendo iniciado a actividade na mesma data. Esta Associação nasceu da vontade de um grupo de cidadãos residentes em Barrancos que, imbuídos de um espírito altruísta e solidário, reconheceram a urgência e a necessidade de criação de uma IPSS, com objectivos no âmbito da solidariedade e segurança social, designadamente apoio a crianças e jovens, apoio à família, apoio à integração social e comunitária e protecção na velhice e invalidez em todas as situações de carência, bem como a formação da Igualdade de Oportunidade entre Géneros. São objectivos secundários a promoção e protecção da saúde, a educação e formação profissional dos cidadãos.

Desde Abril de 2002, a HAmigo desenvolve o projecto “Geração Milenium”, com o objectivo, entre outros, de apoiar as pessoas ou grupos sociais desfavorecidos no contacto e utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), bem como facultar e disponibilizar através das TIC, a informação sobre os programas e acções desenvolvidas no domínio da solidariedade e segurança social.

Desde Abril de 2002 que, no âmbito do programa, OTL (Ocupação dos Tempos Livres), temos vindo a disponibilizar aos jovens locais, entre 3 a 5 anualmente, actividades diversas relacionadas com as atribuições, competências e projectos em desenvolvimento, entre os quais o de levantamento das necessidades e carências da comunidade, bem como apoio à equipa do Gabinete de Acção Social.

Em Novembro de 2002, procedemos à instalação do “Clube de Emprego de Barrancos”, projecto aprovado pelo IEFP. Este projecto, que foi substituído pela UNIVA de Barrancos, instalada na HAmigo em Junho de 2004 até Maio de 2006, tinha como objecto a participação directa dos desempregados na procura de soluções para os problemas em matéria de educação, proporcionando esquemas de formação mais adequados às suas necessidades, prestando apoio necessário para que possa encontrar novas técnicas de procura de emprego e oferecendo a informação necessária. Com a UNIVA pretendemos ainda prestar apoio aos jovens e desempregados de longa duração na resolução dos seus problemas de inserção ou reinserção profissional, em cooperação com os centros de emprego.

Desde o final de 2002 que desenvolvemos campanhas de recolha de roupa nova ou usada em bom estado de conservação, destinada a pessoas carenciadas. Para a distribuição da roupa recolhida temos tido a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa e da Caritas Diocesana. Em 2005, atendendo ao apelo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, promovemos uma campanha de recolha de roupa ligeira e de brinquedos no início do ano, para a Guiné-Bissau. Realizou-se uma segunda campanha de recolha de roupa, no final do ano, a qual foi entregue no Centro Paroquial de Moura e uma recolha de brinquedos, os quais foram entregues no Centro de Paralisia Cerebral de Beja. Dada a receptividade e o apoio da população de Barrancos decidimos manter por tempo indeterminado a iniciativa destas campanhas.

De Março de 2003 a Fevereiro de 2004, desenvolvemos uma acção de formação em tecelagem, no âmbito do programa Escola-Oficina, criado e regulado pela Portaria n.º 414/96, de 24/8. Nesta acção participaram 10 formandas desempregadas e receberam formação e qualificação profissional adequada ao exercício de uma actividade no domínio da tecelagem, possibilitando a revalorização desta, numa óptica de desenvolvimento cultural e regional. Paralelamente, desenvolveu-se uma acção de formação de “Tapetes de Arraiolos”, frequentada por 15 formandos, com o objectivo de preencher o tempo livre, ao mesmo tempo que enriquecem o saber, aprendendo uma nova arte.

Em Março de 2004 iniciamos o projecto Clique Solidário, que tem como objectivo a formação e preparação dos idosos, crianças, jovens e comunidade em geral na utilização das tecnologias de informação e comunicação, mediante a atribuição de certificados de competências básicas.

A HAmigo, preocupada com um tema tão importante como a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, iniciou em Setembro de 2004 a Agosto de 2006 um projecto denominado “(Des)Igualdades entre Mulher e Homem” com o objectivo de realizar acções de sensibilização para as seguintes áreas: violência na família ou no local de trabalho, o emprego e a formação profissional, a cultura, a saúde e o desporto.

No âmbito das Iniciativas Transfronteiriças, a HAmigo, em parceria com o Ayuntamiento de Encinasola (Espanha), realizou no final dos anos 2005 o Projecto “Aprender a Conviver” – APRECON. Este Projecto, com a duração de dois meses, visava promover a integração sócio-cultural entre as populações fronteiriças, transferir experiências e conhecimentos de ambos os lados da fronteira e promover cursos de Português em Espanha e de Castelhano em Portugal. No final de 2006 promoveu, novamente, o Projecto “Aprender a Conviver” – APRECON II.

Neste momento fazemos parte da parceria do Projecto “Barrancos Activo”, do Programa Equal, que tem como objectivo a utilização das potencialidades locais, possíveis de gerar emprego, desenvolvendo perfis profissionais, formativos e/ou produtos inovadores e promovendo actividades de sensibilização, testagem e validação dos mesmos.

A HAmigo é ainda, parceira e/ou tem protocolos no âmbito dos seguintes projectos/programas:

- Núcleo Local de Inserção/RSI;
- Conselho Municipal de Educação de Barrancos;
- Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ de Barrancos);
- Conselho Local de Acção Social de Barrancos;
- Assembleia Agenda 21 Local Barrancos.

Sem comentários: